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terça-feira, 15 de setembro de 2020

Segurados encontram dificuldades no retorno ao atendimento presencial do INSS



As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as atividades presenciais ontem dia (14) em todo o país. Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerá apenas em unidades específicas.

Mas não é isso que está acontecendo. Em todo o país, muitos segurados têm encontrado dificuldades para o atendimento. As perícias estão sendo reagendadas, porque os médicos do INSS não voltaram ao trabalho, alegando falta de segurança para o retorno ao atendimento presencial, em função da pandemia. Os médicos exigem que os espaços sejam adequados para a realização do atendimento.

Em São Paulo, a Justiça acatou pedido do sindicato de servidores do INSS para manter o trabalho remoto, também sob o argumento de falta de adequações necessárias para a retomada do atendimento presencial.

De acordo com o INSS, cerca de 600 agências estarão reabertas. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências, as que tem maior capacidade de atendimento. O governo deve divulgar ao longo da semana a lista completa das agências abertas, mas o segurado já pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

O horário de funcionamento das agências será de 7h às 13h, de segunda a sexta. Além do número limitado de atendimentos, as pessoas que forem às agências devem usar máscaras e ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência, e ainda será orientado a procurar um serviço médico.

As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS usarão equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agências que contarão com o serviço de perícia médica previdenciária, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene.

Entre os serviços que poderão ser realizados presencialmente estão o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não não está no cadastro oficial), reabilitação profissional e perícia médica (apenas em algumas agências).

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