Irecê Líder: Novo teste promete detecção da covid-19 em 30 minutos com 75% de confiança /* CONFIGURAÇÃO CORPO DE POSTAGENS */ /* FIM DA CONFIGURAÇÃO CORPO DE POSTAGENS */ -->
ao vivo

SLIDER

IRECÊ LÍDER AO VIVO

Esconder Vídeo
Abrir Vídeo
Clique aqui para enviar seu recado.
NO AR
PROGRAMAÇÃO LÍDER
LOCUTOR
(x) Fechar
Compartilhe a Líder
Facebook
Whatsapp
Telegram
Participe! Mande seu recado para o nosso Whatsapp!

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Novo teste promete detecção da covid-19 em 30 minutos com 75% de confiança







Um novo meio para a detecção do novo coronavírus, o teste de antígeno viral, começa a ser oferecido no Brasil nesta semana. Assim como o RT-PCR, ele é realizado a partir de uma amostra de secreção da naso-faringe por meio de swab (cotonete), com a vantagem de o resultado sair em apenas 30 minutos e a confiança ser de 75% – maior do que a dos testes rápidos que existem no mercado.

Diferentemente do exame sorológico, que ficou popularmente conhecido como “teste rápido” – no qual se detecta a presença de anticorpos de pessoas que já tiveram a Covid-19 –, o teste de antígeno viral identifica a doença na forma ativa e na fase de transmissão a partir da avaliação da presença da proteína Spike, localizada na coroa do vírus. O novo teste deve ser realizado no período entre o 2º e o 10º dia a partir do surgimento dos sintomas.

O diretor médico da Dasa Gustavo Campana explica que existem duas estratégias de testes que identificam o vírus: a detecção do material genético (RNA) feito pelo RT-PCR, considerado padrão-ouro, e a detecção da proteína Spike, pelo teste de antígeno viral. A empresa de diagnósticos, que no DF administra a rede Exame, é a responsável por trazer a nova tecnologia para o país.

Fonte: Metropoles

Mais Notícias